ACABE COM SUA INDECISÃO


Aproximação das eleições aumenta pesquisa dos indecisos. O IDP- INSTITUTO DE POLÍTICAS DE DIREITA, produziu um ensaio onde são apresentadas opiniões defendidas por líderes da Nova Direita Conservadora de Mauá.

Nas eleições desse ano já se sabe que mais da metade dos eleitores estão indecisos e a outra metade não quer votar. Um grave problema, já que o voto consciente é mais exigente e busca informações para votar. Enquanto isso as pessoas em estado de vulnerabilidade social fica refém de políticos inescrupulosos que utilizam o poder financeiro para estimular para que as pessoas votem.


Resultado uma cidade abandonada , disputada por candidatos com unhas e dentes e dispostos a gastar uma fortuna.


Portanto temos um desafio enorme em despertar as pessoas e assim surpreender o velho sistema. As redes sociais vão cumprir um papel importante na divulgação das ideias e propostas, além de oferecer oportunidade das discussões das melhores propostas e quem é quem nas eleições.


Por isso resolvemos apresentar motivos para você decidir seu voto, e depois ainda ajudar a convencer aqueles que não querem votar a fazerem isso, ou dar a chance para a corrupção continuar morando na prefeitura de Mauá.


Motivos para ajudar na sua indecisão para escolha do futuro prefeito de Mauá.

Átila Jacomussi
                                                                                           

ÁTILA JACOMUSSI - PSB


Vamos começar pelo atual prefeito, que tenta a reeleição. Aqui fica fácil diante da publicidade toda que o prefeito Átila trouxe para nossa cidade, seu mandato colocou a cidade na imprensa nacional por causa da corrupção.


Preso duas vezes, cassado, dinheiro escondido na panela, acusações de desvio de recursos da educação, pior da merenda, só isso bastaria para repensar no voto. Mas prosseguimos.


Solto pelo ministro Gilmar Mendes continuou, e em plena pandemia, mais acusações relacionadas ao hospital de campanha, que virou até processo. Pois é Mauá também teve seu pseudo COVIDÃO.


A cidade nesses quatro anos aumentou áreas de invasão habitacional, educação, saúde e segurança pioraram, enfim dá pra ver claramente que a cidade não avançou, pior a sensação é que estamos sem rumo. 


Bem se não bastasse, o prefeito e candidato faz uma campanha milionária. Nasceu na política, o pai é um capítulo à parte nessa trama, e daria um filme, mas voltando ao prefeito, tem a máquina pública com cargos comissionados, além disso sabe como ninguém prometer e gerar expectativas nas pessoas, principalmente os mais vulneráveis, já distribuiu botijões de gás e cestas básicas, não que isso não fosse importante, a questão é o assédio que essas pessoas sofrem ao receberem essa ajuda.

Fez um arco de aliança com PL, PATRIOTAS, PC do B, SOLIDARIEDADE, AVANTE e PSB. 


No seu governo arrastou todo poder legislativo junto com ele para investigações com direito a busca e apreensão na casa dos vereadores.


Parece muito, sim mas se ainda tem dúvidas você pode consultar o parecer do Tribunal de Contas de SP., confesso que quando acessamos ficamos desanimados, os apontamentos são gravíssimos e pior, causam a cidade um prejuízo irreparável. Segue o link se tiver paciência para ler, definitivamente não tem como dar um voto de confiança ao atual prefeito.


http://www2.tce.sp.gov.br/arqs_juri/pdf/753205.pdf




DONISETE BRAGA (PDT e PROS)


Vamos para o 2° candidato, e não obedecemos uma ordem aqui, vamos falar dos principais. DONISETE BRAGA, ex prefeito do PT e atualmente candidato pelo PDT de Ciro Gomes. 



Que inclusive gravou vídeo pedindo apoio ao pedetista.


Um dos motivos principais para não se votar no Donisete é a reprovação de seu governo, a ponto da cidade escolher o atual que já descrevemos. Isso por si já garantia a eliminação como opção para cidade. Jovem tinha a capacidade de ser reconhecido como líder arrojado e moderno, não foi isso que vimos durante seu governo, centralizou decisões a ponto de perder grandes lideranças e não conseguir se reeleger, não perdeu as eleições para o prefeito atual Átila Jacomussi, perdeu para ele mesmo.

 

Outro fato importante de ser lembrado é a saída da empresa de ônibus LEBLON da cidade, um verdadeiro tiro no pé. A empresa era bem avaliada na cidade e no seu governo foi tirada da cidade sem muitas explicações. Até hoje isso é lembrado com muita clareza.


Donisete chegou ao poder em Mauá com alta expectativa de superar os governos do PT, se isolou fez um governo egocêntrico e individualista, não gerou grupo nem lideranças, foi uma decepção inclusive para seus apoiadores por sua visão egocêntrica como prefeito.


Ainda se não bastasse aparece com duas contas julgadas irregulares pelo TCE que devem dar motivos para impugnação pelo Ministério Público Eleitoral e mais recentemente foi acusado em delação premiada da operação Lava Jato com o codinome ”Chegado” ou “Guloso”, não é brincadeira isso, aliás com exceções, a capacidade dessas listas de codinomes em retratar a semelhança entre apelido e as atitudes nesse caso especifico chama a atenção pela coerência dos fatos como marca do governo de Donisete Braga. 


Deixamos um link para você verificar sobre isso e sair da indecisão.


https://www.dgabc.com.br/Noticia/2628899#.X4Gddbbpwdo.blogger



VANESSA DAMO (MDB)


Continuando e para aproveitar a semelhança e facilitar seu julgamento vamos para a 3ª candidata a prefeita que é a ex deputada Vanessa Damo.


A candidata fala em recomeçar a vida pública, também filha da velha política da cidade, seu pai prefeito várias vezes e até hoje tem mais de uma dezena de contas no tribunal julgadas irregulares, uma verdadeira aberração, só esse detalhe coloca em suspeição a carreira política da candidata, que deveria ao menos justificar esse menosprezo com o dinheiro do povo, mas enfim é o pai dela e não ela, segundo alguns de seus apoiadores.


Sua mãe foi colocada como vice prefeita,  já que Vanessa estava impedida pela Lei de concorrer, e para manter o sistema da velha política, um jeitinho, põe a mãe no lugar. 


Com a cassação do prefeito a mãe Dona Alaíde Damo assumiu, vieram as brigas pelo poder, e a atual candidata foi nomeada secretaria no governo da mãe até ser impedida pela justiça, inclusive com a proibição de entrar na prefeitura para despachar com a mãe prefeita. Parece surreal tudo isso. Bem mas é isso.


Continuando nossas justificativas para ajudar sua decisão, assim como Donisete na reportagem do link anterior, Vanessa aparece na lista da delação premiada da construtora Odebrecht acusada de receber propina, com um codinome infeliz, imerecido e deselegante. 


O que chama a atenção nesse caso é a defesa dos interessados e apoiadores da candidata que atribuem a culpa ao ex marido, no entanto não é uma razão capaz para inocentar uma pessoa do conhecimento e experiência que tem a ex vereadora e deputada estadual, com “bom” berço político.


Com uma campanha agressiva nas redes sociais e com dinheiro para investir em apoios pela cidade a candidata ainda bebe na fonte política de sua família. Bem aqui também temos base segura para deixar em suas mãos sua decisão.



MARCELO OLIVEIRA (PT)


Vamos ao 4° candidato, Marcelo Oliveira do PT, responsável de trazer de volta para o poder para um grupo que governou a cidade por mais de uma década, primeiro com Oswaldo Dias por 12 anos e depois mais 4 anos com Donisete Braga.


A análise do candidato do PT não pode ser feito atribuindo uma individualidade, no caso aqui,  Marcelo Oliveira, as justificativas aqui deve ser ao projeto que significa o PT na prefeitura.


E podemos já de início colocar na conta do PT a eleição do atual prefeito, já que se tivesse feito um bom governo não perderia para o atual prefeito. Os anos de governo do PT não foram suficientes para criar segurança para negócios na cidade.


Os anos de governo do PT assim como no cenário nacional mostrou-se ineficaz e contraditório. O fato de trazer shopping entre outras coisas, ao longo do tempo percebeu-se que a estrutura de governo foi fraca para criar uma cidade com segurança de longa prazo. A luta fraticida pelo poder dentro do grupo parece ficar evidente na disputa das eleições desse ano, onde pelo menos quatro grupos apenas mudam as cores, mas tem ligações evidentes. (PT, PTB, PDT e PSD).


Para não faltar o escândalo, é "bom" recordar que o PT teve uma secretária de finanças presa por corrupção dentro da prefeitura no governo do Professor Oswaldo Dias, que recentemente abandonou sua candidatura de vice prefeito por responder a processos, que passam de uma dezena de contas reprovadas pelo tribunal de contas, sendo considerado desonesto. 


Sua esposa assumiu o lugar de vice prefeita e também tem duas contas rejeitadas pelo mesmo tribunal, e deve ter questionada sua candidatura pelo MP eleitoral ou pedida pelos adversários que vão com certeza atacar.


O PT ainda tem até candidatos a vereadores na lista de contas rejeitadas do TCE, é preciso explicar isso, ou como falar em esperança para o povo, percebe a incoerência.


Marcelo Oliveira vereador experiente e com vários mandatos respondeu por improbidade administrativa por ocupar a cadeira de prefeito quando Donisete mandava na prefeitura, e isso já causou muita dor de cabeça para o petista.


Percebe que a chegada de um grupo com todas essas questões não vão mudar o rumo da cidade e vamos continuar a ver escândalos. A maneira com que o grupo político do PT administrou nossa cidade demonstra claramente que não merecem voltar ao poder, mas o responsável deve ser você para decidir isso. 


https://www.dgabc.com.br/Noticia/3539255/oswaldo-deixa-vice-de-marcelo-nao-quis-concorrer-sub-judice-e-atrapalhar


JUIZ JOÃO VERÍSSIMO - 

PSD

 

Continuando agora o 5° candidato o Juiz João Veríssimo, conhecido como pessoa fácil e discreta, o Juiz foi alçado ao posto de candidato depois de passar pelo governo de Alaíde Damo como secretário de governo.


Filho da fundadora do PT na cidade e com uma história de sucesso tinha tudo para se apresentar como novidade e ser a opção da cidade para romper com a velha maneira de fazer política.


Aqui é importante ressaltar que a análise feita é expressão de fatos da atuação política do Juiz João Veríssimo.


De início é bom deixar claro que o fato de ter sido juiz de direito por mais de duas décadas poderia ser considerado em nossa análise como benefício para cidade se os princípios aplicados na magistratura fossem aplicados na atuação política.


Como não sendo assim reservamos o direito de não considerar a atuação como juiz como positiva para ser prefeito da nossa cidade.

 

Aqui cabe um parênteses para lembrar que o Juiz em exercício obedece a princípios que impede por exemplo de julgar causas onde possa ter interesses de qualquer espécie, de julgar parentes, entre outros, e quando for o caso se declarar impedido e não julgar, de modo bem simples e rasa essa explicação apenas para fundamentar nosso ponto de vista. 


Na atuação política o juiz João Veríssimo deveria prestigiar esses princípios, principalmente na questão da suspeição, que significa o receio fundamentado, suscetível de se opor à imparcialidade de juiz, em razão de certas circunstâncias ou interesses intercorrentes que possam impedir ou privar qualquer deles da exação no exercício de suas funções.


Explico, ao aceitar uma coligação com partidos que tem investigados por corrupção pela polícia federal o discurso de combate a corrupção perde o valor, a credibilidade, e o compromisso.


Aqui não cabe a questão da governabilidade, normalmente utilizada para conseguir governar. Trata-se da construção de uma trajetória e, é preciso delimitar até aonde vamos, sob pena de aceitar tacitamente de terceiros condutas duvidosas e objeto de investigação pela Policia Federal e pelo GAECO, além do que os fatos da operação desencadeada pela PF na cidade contra vereadores, e outras pessoas e até empresas são de conhecimento geral.


Isso impede de alianças ou coligações?, não evidentemente, sabemos disso, a questão é opção, escolha, e isso todos podem exercer, não somos obrigados a aceitar ou ratificar ações com as quais discordamos, sob pena de perdermos a legitimidade para atacar aquilo que outrora calamos.

 

Se queremos realmente eliminar a corrupção não podemos abrir exceção ou estamos comprometendo o discurso. Assim sendo a coligação feita pelo candidato representa mais do mesmo sob outras cores, não estamos negando que isso não ocorre na política, mas na velha política. 


O Brasil parece ter dado demonstração que quer mudar esse modo e nossa cidade não deve ficar atrás  na história.


Aqui confesso minha frustração por acreditar que o Juiz João representaria a perfeita combinação de capacidade técnica e moral para iniciar uma mudança das práticas desgastadas de se fazer política na nossa cidade, lamentavelmente essa combinação fica comprometida pela coligação com PSC, PRB e Cidadania.


Nossa defesa nesse sentido é de conhecimento público e já expressado na formação de chapas para as eleições de 2020. Afirmávamos já naquele momento que o discurso político não comportava uma atitude contraditória, ou seja, falar em mudança sem mudar ou falar em corrupção sendo investigado.

 

Lamentavelmente é o que mais presenciamos nessa campanha, essa discussão não atinge a maioria dos eleitores, mas não poderíamos deixar de deixar aqui registrado.


As justificativas apresentadas para o Juiz João Veríssimo são as mais extensas e fundamentadas na sua atuação política, é necessário esse apontamento, sempre respeitando a sua pessoa, assim também como a todos os outros. Nossa análise tem como base sempre a atuação política e pública de todos os citados, e reflete nosso direito de livre expressão do pensamento de forma leal e transparente.



JOSÉ LOURENCINI (PSDB  e DEM)


Escolhido como candidato a prefeito do governador João Dória, o empresário bem sucedido na cidade Zé Lourencini se apresenta como gestor e não político.


O fato é que para se fazer política atualmente exige-se uma postura cada vez mais transparente e capaz de impactar positivamente o eleitor.


O poder financeiro do candidato, assim como os demais candidatos pode ser visto nas ruas com suas bandeiras e muito material gráfico nas casas, a diferença é que está gastando seu dinheiro, já que nunca foi político.


Tem também em sua coligação um ex aliado de primeira hora do atual prefeito, vereador Manoel Lopes, também investigado na operação “Prato Feito” da polícia federal, aceitou a coligação com o DEM cedendo a vaga de vice para o partido. 


Só para lembrar isso é “normal”, só não se pode dizer que é natural, se queremos mudar não dá para tolerar aquilo que dizemos combater. Abordamos essa conduta de forma ampla nas justificativas citadas no caso do Juiz João Veríssimo, mas ela é válida para todos os candidatos que aceitaram ter como candidatos pessoas investigadas ou indiciadas por acusações de corrupção ou por improbidade.


Outro detalhe importante relacionado a transparência é o fato da acusação de venda de sabão em pó adulterado no supermercado do candidato, fato que pode ser pesquisado no link abaixo; 


https://www.dgabc.com.br/Mobile/Noticia/3464219/policia-apreende-sabao-em-po-falso-em-mercado-de-pre-candidato-de-maua


A publicidade dos atos tanto de empresas e principalmente de políticos com relação as suas atividades deve ser transparente sob o risco de causar suspeita e nesse caso o candidato optou pelo silêncio e não sabemos qual foi o desfecho dessa acusação.


Caberia uma nota explicativa para demonstrar respeito com a população e clientes dos supermercados, isso no mínimo mostraria compromisso com uma conduta moderna de empreendedorismo e gestão comprometida com as práticas modernas de relacionamento entre empresas e clientes, mas não foi a opção do empresário e hoje candidato.


Nunca é demais ressaltar que na atividade política e também na atuação empresarial a publicidade dos atos garantem credibilidade e confiança.



POLICIAL FEDERAL MAURO ROMAN (PRTB)


Escolhido pelo Instituto de Políticas de Direita como candidato a prefeito a ter nosso apoio exclusivo do IPD por representar e as ideias de Direita que o instituto defende. 


Evidentemente que isso não nos exime da obrigação de fazer as críticas necessárias quando preciso e também fundamentar os motivos da nossa escolha, claro que essas críticas foram capazes de superar as divergências que temos com relação ao nosso candidato a prefeito, por entendermos que governo não é pessoal e sim deve representar um grupo, no nosso caso a construção de um grupo de Direita Conservadora na nossa cidade.


É bom registrar que a melhor medida para dissipar qualquer dúvida é a coerência. Parece que o momento não suporta que falamos uma coisa e fazemos outra. 

 

É até possível, mas ao sermos confrontados fica pior, melhor é logo assumir nossas responsabilidades e erros se houverem, essa ação de reconhecimento impede o julgamento sem piedade da opinião pública, que costuma ser violenta.


Mas vamos lá, Mauro Roman é policial federal aposentado, empreendedor na cidade, fundou o Colégio Roman, que atualmente é o Colégio Renil. Foi concursado no Banco do Brasil, escritor, e atuou no combate ao tráfico internacional na fronteira do Paraná.


Esses atividades são importantes mas não são a base que fundamenta nossa posição em apoiá-lo, já que pautamos nossa análise na atuação política do candidato.


Desde o início o policial federal Mauro Roman se declarava contra o sistema atual, e que não aceitaria coligações que comprometesse o combate à corrupção. 


Durante toda a pré campanha o discurso não mudou e seu partido o PRTB montou um grupo de vereadores somente com gente nova no cenário político da cidade. Sem poder político e poder financeiro o grupo conseguiu formar uma chapa completa para disputar as eleições.


Com ideologia de Direita, Conservadora e assumindo apoio ao presidente Bolsonaro, ousou de forma agressiva nas propostas, e aqui cabe destacar a principal delas que prevê a redução de 50% da máquina administrativa foi também desenvolvida junto com o IPD que foi responsável pela elaboração do Plano de Governo do PRTB para 2021/2025.


Aqui cabe uma explicação do significado e da importância de se ter uma proposta corajosa e audaciosa como essa é o que ela representa.


Primeiro porque ela ataca um dos pilares da velha política, ou seja, o toma lá da cá. Mauá tem uma estrutura administrativa arcaica que só ajuda a grupos e famílias tradicionais dessa cidade a se manter no poder e empobrece a prática política e a vida da cidade em todos os sentidos, não oferecendo segurança e previsibilidade aos negócios da cidade.


Segundo nenhum dos outros candidatos propuseram de forma objetiva e clara proposta como essa, e não fazem por flertar com essas velhas práticas.


Para não ficar mais longo, vamos anexar o plano de governo que foi entregue na Justiça Eleitoral, assim você pode consultar e verificar melhor cada uma das propostas, são simples mas demonstra o compromisso com práticas transparentes para mudar realmente a cidade.


O fato do PRTB construir um grupo novo e sem interferência da velha política cria um cenário propício para cidade iniciar um novo ciclo, sem as amarras que os grupos e às famílias tradicionais construíram na nossa cidade.


Os projetos apresentados refletem o continuísmo do que está aí, é um fato evidente pelas ações dos envolvidos, poderiam optar por propostas audaciosas que desde já mostrasse o interesse em romper com o velho sistema.


O PRTB tem ainda um apoio importante que deve ser ressaltado pela atuação e coerência do envolvido, trata-se do apoio declarado do vice presidente da República General Hamilton Mourão.


Não estamos vendo por aqui parte dos outros candidatos a mesma disposição em ressaltar seus apoios políticos. Por exemplo podemos citar Lula, Dilma, Ciro, Dória, Kassab, ficam entre os mais famosos, que representam projetos aqui na cidade, o momento exige uma melhor análise e quando necessário até um mea-culpa, o que não se pode é o utilizar o subterfúgio diante do que se representa, o que é legítimo.


Para caminharmos para o desfecho das nossas opiniões, afirmamos que o momento requer de todos nós, seja qual for o papel que exercemos na nossa sociedade, tenha uma atitude coragem para reconhecer nossos erros, e principalmente sabedoria para romper com individualismo que sempre espera que seus desejos sejam satisfeitos, mesmo isso significando o empobrecimento de uma cidade.


Mauá é a campeã do Brasil em desinteresse do eleitor e isso também creditamos a classe política dessa cidade, o desinteresse pela vida política é  resultado da total incoerência na prática da política, antes eram as velhas famílias que mandavam, o PT pregou o combate à isso e foi eleito para romper com tudo isso, e depois graças aos governos de 16 anos do PT estamos de novo entregues a uma administração que colocou a cidade num mar de corrupção, arrastando executivo e legislativo para o mesmo patamar. Não havíamos atingindo ainda essa profundidade triste e vergonhosa para nossa cidade.


Como afirmamos no início o PRTB está construindo um grupo na política que diverge em muitos pontos, somos prova disso, e diante das divergências, o que nos mantém é a coerência naquilo que acreditamos, e quando ela não existir vai ser preciso explicar a exceção, sabemos que a política é de se construir pontes e muitas vezes para avançar devemos ceder, mas com o poder do voto para fazer isso, antes disso ter uma atitude incoerência joga nossa atuação no campo geral onde não há, por ora compromisso com a conexão entre comportamento e ação e abre espaço para exceções perigosas.


Encerramos essas ponderações desejando que todos que acessarem esse conteúdo possam a princípio fazer parte da discussão não só concordando mas principalmente divergindo no campo das ideias, como deve ser a política.


Que possamos iniciar o plantio de sementes das divergências em torno de uma cidade melhor onde o interesse coletivo seja mais importante que questões de grupos ou famílias.


Reconhecemos a soberania popular do voto, mas sabemos que falta de participação popular mácula os resultados quando a manipulação e o marketing político alcançado pelo poder financeiro nos impele a uma discussão rasa dos problemas da cidade.


Não poderíamos deixar de rogar a Deus que ilumine a consciência do nosso povo para que possamos decidir mesmo que não sejamos nós a escolha, porque se não estamos do lado da Justiça não merecemos vencer.


IPD-INSTITUTO DE POLÍTICAS DE DIREITA 




















Comentários

  1. Acho que faltou citar o vice prefeito de cada candidatura, visto que Mauro Roman tem o Dr Davi, um excelente profissional e com compromissos também voltados ao nosso Presidente Jair Bolasonaro, a chapa dos vereadores diferente de todos os outros não traz na composição os ratos da velha politica e conhecida por todos...Vamos de Mauro Roman a única e verdadeira quebra de império Politico podre em nossa cidade.

    ResponderEliminar
  2. Acho que faltou citar o vice prefeito de cada candidatura, visto que Mauro Roman tem o Dr Davi, um excelente profissional e com compromissos também voltados ao nosso Presidente Jair Bolasonaro, a chapa dos vereadores diferente de todos os outros não traz na composição os ratos da velha politica e conhecida por todos...Vamos de Mauro Roman a única e verdadeira quebra de império Politico podre em nossa cidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorgina 28021 é o meu número !
      Ao terminar esta leitura, estou emocionada, pois a dissertação em relação aos candidatos a Prefeitos, com todo o respeito que lhe cabem como seres humanos , contudo deixou a desejar como Políticos, pois a conduta nada honrosa levou nossa rica Cidade em arrecadação de impostos a mais completa miséria, um verdadeiro bacanal com o dinheiro público.
      Estes Senhores deveriam se envergonharem de serem Candidatos ao Pleito.
      E por este motivo, que a população se abstém de votar!!!
      Eu peço, Senhores Eleitores, nos dêem a oporunidade de lhes mostramos que somos totalmente diferentes e preocupados em mudarmos a Nossa Cidade para uma NOVA MAUÁ!!!
      MUITO OBRIGADA

      Eliminar
  3. Gostei do conteúdo, com certeza vai pesar na minha decisão, na escolha dos candidatos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

MAURO ROMAN PEDE IMPEACHMENT DE GILMAR MENDES

DIREITA DE MAUÁ QUER CRIAR AUXÍLIO ASSISTENCIAL MUNICIPAL

MAURO ROMAN PEDE PRISÃO DE ÁTILA NA POLÍCIA FEDERAL